Nova regra para acabar com a cera dos goleiros no futebol
FIFA já começa testes para mudança na regra
A posição de goleiro é, sem dúvidas, a que mais evoluiu nos últimos 30 anos no futebol. Muito por conta de uma mudança significativa no regulamento com a proibição da possibilidade de usar as mãos após recuo de bola feito por companheiro do mesmo time. Isso aconteceu em 1992, após uma das maiores "ceras" da história do futebol protagonizada pela seleção da Dinamarca na final da Euro 92.
Atualmente, a regra prevê o goleiro com até 6 segundos de posse de bola para reposição em jogo e punição de tiro livre indireto se infrigi-la. Porém, dificilmente os arqueiros cumprem e quase nunca são punidos. No entendimento da Ifab, o motivo é o medo de que o tiro livre indireto seja uma punição muito severa.
A proposta da International Football Association Board (IFAB), que regula o esporte ao redor do mundo, é que um escanteio seja concedido contra um time quando o seu goleiro passar mais de oito segundos com a bola.
A regra já foi testada na Premier League sub-21 e na liga de futebol de Malta, com sucesso na visão dos reguladores. O próximo teste ocorrerá no Campeonato Italiano sub-20. Nesse caso, porém, a punição será um arremesso lateral, e não um escanteio. Se a terceira experiência também for bem sucedida, a medida deve ser incentivada pela Fifa.
Fonte: The Times
Por: Airton Lima. 10h26. 06 de dezembro de 2024.