O campeão que forma novos talentos em Abadiânia
Aos 44 anos, Denir Silva, campeão mundial de Karatê, dedica-se a treinar jovens atletas no programa "Construindo Campeões". Já se preparam para o campeonato mundial na Argentina, entre os dias 25 a 27 de outubro
Denir Silva, um ícone do karatê abadianense, transformou seu sonho em realidade ao levar sua arte marcial aos pódios internacionais. Ele não é apenas um exemplo de superação, mas também um agente de mudança na vida de jovens atletas. Professor de Educação Física e membro da equipe do programa "Construindo Campeões", uma iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL) do Governo de Goiás, Denir impacta a vida de 1.650 jovens na região do Entorno do Distrito Federal.
“Tenho uma academia de musculação e artes marciais, mas o karatê é onde mais ensino”, compartilha Denir. Além de sua academia, ele atua como professor em uma creche, onde crianças têm acesso gratuito a kimonos, luvas e todo o material necessário para a prática do esporte. “Eu não tive essa oportunidade na minha infância”, lamenta.
O programa "Construindo Campeões" já atendeu mais de 12 mil pessoas em todo o estado. Para a Secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, o incentivo ao esporte desde a infância é essencial. “Denir é um exemplo para todos nós. Ele não só projeta o nome de Abadiânia internacionalmente, como também transforma a vida de jovens na nossa região. O programa é um diferencial importante”, destaca Fleury.
Denir enfrentou desafios financeiros e lesões com determinação, colhendo frutos em competições em mais de 26 países, incluindo Japão, Tailândia e Argentina. “O karatê me ensinou disciplina, respeito e responsabilidade. Esses são os valores que procuro transmitir aos meus alunos diariamente”, afirma.
A jornada
Nascido em Abadiânia, Denir superou preconceitos e dificuldades financeiras para se estabelecer como um atleta de destaque. Iniciou sua trajetória no karatê aos 13 anos. “O maior desafio foi convencer meus pais, que achavam que eu me tornaria agressivo. Com disciplina e dedicação, consegui mudar essa percepção. Hoje, minha mãe e toda a família praticam karatê. Está no nosso DNA”, orgulha-se.
Dheynifer Silva, sua filha de 23 anos e também campeã mundial de karatê, comenta: “Crescemos ouvindo a história do meu pai e ele é nosso maior exemplo”. Juntos, ela, Denir Filho, o pai e o primo Relbert Wanderson conquistaram medalhas no X Campeonato Continental de Karatê SKIF América, realizado no México, e já se preparam para o campeonato mundial na Argentina, que ocorrerá de 25 a 27 de outubro.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal - Governo de Goiás