Um pastor de 42 anos morreu nesta sexta-feira (5) após ser picado por uma cobra jararaca em Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Evandro José Matteussi estava internado em estado grave desde o dia 29 de dezembro, quando foi surpreendido pelo animal em uma área de mata perto de sua residência.
Após ser picado, Evandro foi atendido no Hospital de Agrolândia, onde recebeu soro. Inicialmente, parecia estar bem, mas no dia seguinte sofreu uma convulsão e foi transferido para o Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul.
Em um exame, os médicos constataram que o pastor tinha um coágulo no cérebro, possivelmente causado pelo veneno da cobra e, por isso, passou por cirurgia. No entanto, o quadro dele não melhorou e ele morreu na manhã desta sexta-feira.
A família de Evandro agradeceu ao hospital e às orações recebidas. Ele era pastor na igreja Deus é Amor, em Braço do Trombudo, na mesma região.
O veneno da jararaca pode ter efeitos coagulantes e anticoagulantes, podendo provocar sangramento interno, como aconteceu no cérebro de Evandro.
A jararaca é uma espécie de cobra peçonhenta que costuma estar envolvida em acidentes com humanos. Ela costuma dar o bote sempre que se sente ameaçada.