Pecuarista consome bebida alcoólica e ensina seu filho de 12 anos a pilotar avião dias antes da queda

Um vídeo altamente polêmico que se espalhou rapidamente nas redes sociais mostra a cena chocante de Garon Maia, bebendo cerveja enquanto ensina seu filho, de 12 anos, a pilotar um avião bimotor, Infelizmente, o avião acabou caindo neste sábado (29), pai e filho não sobreviveram.

Um vídeo altamente polêmico que se espalhou rapidamente nas redes sociais mostra uma cena chocante: Garon Maia, um rico pecuarista de 42 anos de Rondônia, aparece bebendo cerveja enquanto ensina seu filho Francisco Veronezi Maia "Kiko", de 12 anos, a pilotar um avião bimotor. Infelizmente, esse avião acabou caindo neste sábado (29) e os passageiros, Garon e Kiko, não sobreviveram.

No vídeo, que foi gravado dentro da aeronave Beechcraft Baron 58, é possível ver Garon Maia desrespeitando as normas de segurança e de aviação civil ao consumir álcool durante o voo e permitir que seu filho menor de idade assumisse o comando da aeronave. Além disso, ele tentou ocultar a identificação do avião no painel com a mão.

Garon e Kiko Maia partiram do aeroporto de Vilhena, em Rondônia, por volta das 14h30 de sábado. Cinco minutos depois, o avião perdeu contato com a torre de controle e acabou caindo em uma área rural próxima à cidade. Os corpos foram resgatados pelos bombeiros e encaminhados ao Instituto Médico Legal.

Garon Maia era filho de Basílio Maia, um dos maiores pecuaristas do estado, com mais de 40 mil cabeças de gado. Ele também era proprietário de uma empresa de táxi aéreo, que operava com quatro aviões. A família Maia é conhecida na região por sua influência política e econômica.

A Polícia Civil e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estão investigando as causas do acidente e as possíveis irregularidades cometidas por Garon Maia. A ANAC informou que é proibido pilotar voos privados sem a devida autorização e formação para pilotagem, a qual só pode ser iniciada a partir dos 16 anos. O descumprimento dessa regra pode resultar em multas ou cassação da licença de piloto.