Polícia Militar pede prisão de PMs que abordaram jovem achado morto após ser filmado sendo colocado em viatura
Advogado da família afirma que ele foi executado pelos militares. Os agentes registraram ocorrência dizendo que a morte aconteceu em suposto confronto; polícia civil investiga o caso.
A Polícia Militar de Goiás pediu à Justiça Militar, nesta segunda-feira (15), a prisão provisória dos policiais militares que abordaram o jovem encontrado morto após ser filmado sendo colocado em uma viatura horas antes, em Goiânia. Um vídeo registrado por câmeras de segurança mostra o momento em que o Henrique Alves Nogueira é colocado pelos agentes dentro da viatura.
O pedido de prisão realizado à Justiça Militar é referente a outros crimes que podem ter ocorrido durante a abordagem. Esse tipo de pedido acontece quando a PM entende que possa existir indícios de desvios de conduta do chamado Procedimento Operacional Padrão (POP) adotado pelos agentes, como o abuso de autoridade.
No entanto, o pedido de prisão feito pelo comando da Polícia Militar à auditoria militar não é referente à morte de Henrique, uma vez que crimes de homicídio são julgados pela justiça comum, passando pelo Tribunal do Júri.
Os policiais em questão são os quatro que aparecem na filmagem registrada por câmeras de segurança na quinta-feira (11), colocando Henrique no porta-malas da viatura. Segundo nota enviada pela PM neste domingo (14), os policiais foram afastados de suas funções e foi determinada a abertura de um inquérito interno para apurar a conduta dos agentes.
Fonte: G1