Predominância da direita dita o ritmo das eleições municipais em Formosa

O forte poder do agronegócio no município poderá dar vantagem aos pré-candidatos de direita nas intenções de voto para as próximas eleições municipais. Para o ano de 2024, essa é a tendência e as forças políticas de direita têm consciência de que esse é o cenário predominante na região.

Predominância da direita dita o ritmo das eleições municipais em Formosa
O poder da força política de direita em Formosa em tempos de polarização/Arte: Jornal O Hoje/Jornalista Wilson Silvestre

Em Formosa, onde a força do agronegócio é notável, os candidatos de direita saem em vantagem nas intenções de voto para as próximas eleições municipais.

No município, a esquerda sempre tentou, mas nunca conseguiu obter o mesmo nível de sucesso que os candidatos de direita, na disputa pela prefeitura. E para 2024, essa tendência deverá se manter.

As forças políticas de direita possuem consciência de que este é o cenário predominante na cidade, como também o é em outras cidades goianas próximas ao Distrito Federal.

Os candidatos de esquerda que já se apresentaram em Formosa não conseguiram grande expressividade e parecem não ter grandes chances de vitória, em relação ao executivo. Atualmente, a onda bolsonarista ainda é forte em Formosa, uma cidade conservadora por natureza.

A disputa nessa cidade goiana será bem acirrada entre os candidatos e aqueles que podem ter maiores chances de sucesso são aqueles que se apresentam aos eleitores como candidatos de direita.

Anápolis e Goiânia são exceções, pois são cidades em que a esquerda ainda é muito forte, em especial através do PT.

Outros municípios, como Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Valparaíso, Senador Canedo, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Itumbiara, Jataí, Trindade e Catalão, a exemplo de Formosa, também apresentam essa tendência, com a direita predominando, muito devido à influência do agronegócio.

Sem dúvida, as próximas eleições em Formosa serão as mais intensas da história e serão decididas voto a voto.

Por Jornalista Renato Feitosa da Silva

DRT 0013454/DF