Prefeito de Formosa, Gustavo Marques, é solto após pagar fiança de R$ 7,5 mil
O prefeito foi detido no Aeroporto de Fortaleza, no Ceará, na última terça-feira (1), ao tentar despachar a arma para retornar à Goiás. A Prefeitura de Formosa afirma que o prefeito possuía documentação adequada para o transporte de arma de fogo
O Prefeito de Formosa, Gustavo Marques de Oliveira (Podemos), foi solto nesta quinta-feira (3) após pagar fiança de R$ 7,5 mil e irá responder o processo por porte ilegal de arma de uso restrito em liberdade. Ele foi detido no Aeroporto de Fortaleza, no Ceará, na última terça-feira (1) por ter tentado despachar a arma para retornar a Goiás.
De acordo com a Prefeitura de Formosa, o prefeito tem porte de arma de fogo "em virtude do exercício de sua função pública" e que a arma apreendida é legalizada. Além disso, a assessoria destacou que mudanças legislativas recentes sobre porte de arma de fogo geraram "dúbio entendimento ou subjetividade de interpretação".
Gustavo Marques afirmou à polícia que sofreu ameaças em 2019, durante a pandemia, o que o motivou a comprar a pistola que foi apreendida. O político também disse que já tinha outra arma e acreditou que a autorização para o porte também permitiria o transporte da outra.
Após audiência de custódia realizada na manhã desta quinta-feira(03), Gustavo Marques foi libertado e pode retornar à Formosa. A defesa do prefeito não se pronunciou sobre o caso.
Em nota, a Prefeitura de Formosa reiterou sua posição de que o porte de arma de fogo de Gustavo Marques é correto e legal.