Prefeito é investigado por defender castração de meninas
O prefeito de Barra do Piraí-RJ, Mário Esteves, defendeu a castração de meninas durante um discurso na última quinta-feira (14).
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou uma investigação para apurar as declarações do prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, que defendeu a castração de meninas durante um discurso na última quinta-feira (14).
Em um evento de inauguração de uma obra pública, Esteves disse que a cidade tem muitos filhos e que as meninas deveriam ser castradas para controlar a população.
"O que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione [Caruzo, secretário de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara! É no máximo dois. Fazer uma lei lá na Câmara. É no máximo dois, porque haja creche pra ser ‘construído’ nos próximos anos", disse o prefeito.
A fala de Esteves causou revolta na cidade e nas redes sociais. O Solidariedade, partido do prefeito, decidiu expulsá-lo.
Em suas redes sociais, Esteves disse que a declaração foi um "equívoco" e que ele não teve a intenção de ofender as mulheres.
"Reconheço o equívoco na troca do termo técnico – laqueadura por “castrar. No entanto, isso não diminui a importância do assunto. O que deveria entrar em pauta era o planejamento familiar", afirmou.
O MPRJ vai ouvir o prefeito para apurar o caso.