Prefeito e primeira-dama de Posse invadem rádio para agredir e ameaçar radialista

Prefeito Helder Silva Bonfim e sua esposa, Carolina Chaves Valente Bonfim, invadiram os estúdios da Rádio Cultura, em Posse, Goiás, na terça-feira, dia 12, com o intuito de agredir e ameaçar o radialista Ivon José Valente, que denunciava a falta de pagamento do piso salarial de enfermeiros e professores.

Prefeito e primeira-dama de Posse invadem rádio para agredir e ameaçar radialista
Em julho de 2023, a Polícia Civil de Goiás deflagrou uma operação para investigar suspeitas de corrupção e superfaturamento em contratos de limpeza urbana em Posse

O prefeito de Posse, em Goiás, Helder Silva Bonfim (Solidariedade), e sua esposa, Carolina Chaves Valente Bonfim, protagonizaram um incidente chocante ao invadir uma rádio com o intuito de agredir e ameaçar um radialista. O episódio ocorreu durante o programa na Rádio Cultura, quando Ivon José Valente denunciava a falta de pagamento do piso salarial de enfermeiros e professores. Essa situação lamentável teve lugar na terça-feira, dia 12.

Segundo relatos do jornalista, o prefeito e sua esposa invadiram os estúdios da rádio durante o intervalo da programação. Ivon explicou que Carolina e Helder entraram violentamente pela porta e que a mulher até tentou dar um tapa em seu rosto. Vale destacar que Carolina Chaves Valente Bonfim também é Secretária Municipal de Assistência Social.

Momentos antes da agressão, Ivon estava entrevistando representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), que estavam cobrando o pagamento do piso salarial pela prefeitura de Posse nas áreas de Enfermagem e Educação. "Eles não gostaram quando abordamos o assunto. Chegaram desrespeitando, me insultaram. Foi uma discussão acalorada. Houve ameaças de agressões físicas. A primeira-dama veio em minha direção, mas mantive a calma. Por pouco não fui agredido", relatou Ivon.

A confusão ocorreu durante o intervalo da programação da rádio e foi testemunhada por outros dois locutores. De acordo com o radialista, ele não atacou ninguém, apenas relatou o que os vereadores já haviam denunciado na tribuna da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 11.

O programa foi encerrado após o ataque, e Ivon José afirmou que reforçará a segurança no local. As gravações e vídeos do incidente serão analisados pela Polícia Civil (PC). O jornal Opção entrou em contato com a prefeitura de Posse para esclarecimentos sobre os fatos, mas ainda não obteve resposta.

Vale ressaltar que Hélder Silva Bonfim foi denunciado por nepotismo pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO). Em 2021, o prefeito nomeou sua esposa, Carolina Chaves Valente Bonfim, seu sogro, Adelson José Valente, e seu cunhado, Adriano Antkiewicz, para cargos políticos municipais, respectivamente como secretária municipal de assistência social, secretário municipal de administração e secretário municipal de governo. Além disso, teria nomeado sua irmã, Fernanda Silva Bonfim, para o cargo de professora.

Esse incidente não é o primeiro caso de invasão envolvendo a primeira-dama Carolina Chaves Valente Bonfim. Em outubro de 2022, juntamente com sua mãe, ela invadiu a Câmara Municipal de Posse em busca de vídeos de uma CPI que investigava supostos contratos fraudulentos da prefeitura. Após ter seu pedido negado, Carolina teria agredido verbalmente e intimidado uma servidora do Legislativo. A CPI investigava uma lista de empresas que foram contratadas pela prefeitura de Posse nos últimos anos, com dispensa de licitação, e que, posteriormente, criaram novas empresas para continuar sendo contratadas pela administração.

Em julho de 2023, a Polícia Civil de Goiás deflagrou uma operação para investigar suspeitas de corrupção e superfaturamento em contratos de limpeza urbana em Posse. O prefeito da cidade, um outro político não identificado e um empresário estão sendo investigados por esses crimes. No total, foram cumpridos 17 mandados judiciais contra os suspeitos em 5 de julho de 2023.

A prefeitura de Posse divulgou uma nota informando que entregou toda a documentação solicitada pela Polícia Civil para o esclarecimento dos fatos.

Fica claro que esses acontecimentos recentes colocam a gestão de Helder Silva Bonfim sob um olhar crítico, levantando questionamentos sobre sua conduta e a transparência de suas ações à frente da prefeitura de Posse.