Prefeitura de Formosa está executando diversas ações em várias frentes, para combater o contágio da dengue, zika e chikungunya.
Os agentes de saúde estão visitando casas, terrenos e lougradouros públicos para eliminar focos do mosquito transmissor dessas doenças.
Também está sendo realizada a distruição de panfletos ilustrados, com instruções detalhadas e simples, para as pessoas compreenderem como podem fazer sua parte nessa luta. Essas instruções também são explicadas pessoalmente, para que não haja dúvidas sobre como se proceder para destruir e evitar a nova formação de criadouros nas casas e terrenos.
Em outra frente, está sendo realizado o "Pedágio Dengue", ações articuladas nas ruas mais utilizadas para o tráfego de carros e motos, aproveitando as pausas dos semáforos, para informar e conscientizar as pessoas sobre a importância que cada um de nós tem nessa luta.
É fundamental que todas as pessoas entendam que uma ação exclusiva apenas dos agentes de saúde não é suficiente para enfrentarmos esse problema de maneira efetiva, pois são milhares de casas e terrenos e essa é uma luta de todos e para o bem de todos. Por isso, além das ações práticas dos agentes contra os criadouros, esse trabalho de instrução e educação social é grande importância.
Por fim, a Prefeitura de Formosa disponibilizou um telefone para que sejam feitas denúncias por todos aqueles que observarem locais onde as regras para o combate ao mosquito estejam sendo desrespeitadas. E, a depender da situação, além da visita dos agentes será efetuada multa ao proprietário que agiu com negligência! Afinal isso tudo é muito sério, pois pode ocasionar danos físicos permanente e até a morte das pessoas infectadas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Formosa