Projeto de Fruticultura Irrigada está fazendo a diferença no Nordeste Goiano
O Projeto de Fruticultura Irrigada do Nordeste Goiano tem como objetivo proporcionar melhorias na qualidade de vida e bem-estar das milhares de famílias que vivem na região.
O Projeto de Fruticultura Irrigada do Nordeste Goiano está sendo implementado com o foco de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das milhares de famílias que vivem na região. Estima-se que, pelo menos, duas mil famílias do Nordeste Goiano serão beneficiadas com o abastecimento hídrico através das águas dos rios Paraná e Ribeirão Porteira, possibilitando assim a irrigação dessa extensão de terra.
Esta iniciativa permitirá a irrigação de grandes extensões de terra, aumentando a produção agrícola da região e promovendo o desenvolvimento agrícola e econômico da área.
Segundo a estimativa do Governo do Estado de Goiás, o projeto recebeu inicialmente um investimento de mais de 11 milhões e foi formada uma parceria entre o Estado de Goiás, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), o Senado Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Emater, além das prefeituras municipais de Formosa, São João da Aliança e Flores de Goiás.
Além disso, o Governo do Estado de Goiás tem incentivado a agricultura familiar por meio do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos, o Programa Goiás Produtos da Agricultura Familiar (PPA Goiás), que prevê o pagamento de até R$ 15.000 por proposta, além de melhorias na infraestrutura rural, como a recuperação das estradas e aquisição de máquinas e implementos agrícolas.
O Estado também tem investido na agricultura familiar da mandiocultura, disponibilizando casas de farinha e goma, além de máquinas com forno, descascador, ralador e prensa para beneficiamento de até 600kg de mandioca. Esses equipamentos estão disponíveis para as comunidades de agricultores do Nordeste Goiano e de diferentes regiões do Estado.
Por outro lado, o Governo do Estado tem investido na acessibilidade digital, beneficiando os agricultores e seus filhos com a instalação de antenas de Internet via satélite para uso profissional, educacional e pessoal. As cidades do nordeste goiano beneficiadas são: Água Fria de Goiás, Alvorada do Norte, Cavalcante, Colinas do Sul, Formosa, Flores de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Guarani de Goiás e Vila Boa.
Além disso, o governo também disponibilizou linhas de crédito através do Crédito Social, onde o programa Repassa prevê o pagamento de até R$ 5.000 para pessoas em situação de vulnerabilidade social, após a conclusão de cursos relacionados à apicultura, criação de abelhas com ferrão, agricultura, criação de aves, piscicultura, cultivo de hortaliças e comercialização.
O Estado também tem promovido o Programa Agrossocial: Gerando Renda e Transformando Vidas. Esse programa de repasse de renda tem ajudado milhares de famílias de baixa renda no Estado de Goiás, fornecendo recursos para que possam investir na agricultura familiar, tendo a vantagem de comercializar seus produtos tanto para o Governo do Estado quanto para as prefeituras municipais.