Redação do Enem 2022: quem são os povos tradicionais do Brasil?

O Tema de Redação do Enem 2022 foi sobre "Desafios para valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Mas afinal, quem são os povos tradicionais? Confira!

Redação do Enem 2022: quem são os povos tradicionais do Brasil?
Foto: Reprodução/ Internet

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ocorreu no último domingo (3), com 45 questões de Linguagens e 45 questões de Ciências Humanas. Além disso, o candidato também teve que escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas.

No Enem 2022, o tema da redação proposto foi “Desafios para valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil“. O tema gerou bastante polêmica nas redes sociais, sobretudo, pelo recorte temático relacionado a “povos tradicionais”, gerando bastante confusão entre os estudantes.

A polêmica foi principalmente porque alguns alunos confundiram o tema da redação como uma referência exclusivamente relacionada à questão indígena no Brasil.

No entanto, o Brasil possui 28 povos tradicionais reconhecidos pelo estado. Mas afinal, quem são os povos tradicionais no Brasil?

Abaixo iremos explicar quem são e listar os principais povos tradicionais brasileiros que poderiam ser citados na Redação do Enem. Confira!

Quem são os povos tradicionais no Brasil?

Segundo a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), os Povos e Comunidades Tradicionais brasileiros são definidos como: “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”.

Os povos e comunidades tradicionais no Brasil foram reconhecidos em 2007 por meio do decreto 6.040 que institui a PNPCT. No entanto, somente em 2019 os povos tradicionais obtiveram representação estatal com a criação do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), órgão colegiado de caráter consultivo integrante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A Criação do conselho teve como finalidade o aprimoramento das políticas públicas para os povos e comunidades tradicionais, a fim de garantir a preservação das suas tradições culturais, religiosas, econômicas e territoriais.

Veja alguns exemplos de povos e comunidades tradicionais no Brasil

De acordo com levantamento de 2019 do Ministério Público Federal (MPF), 50.234 famílias brasileiras se declararam como povo ou comunidade tradicional. Abaixo, listamos alguns exemplos que poderiam ter sido citados na Redação do Enem.

1. Caatingueiros

Originários do bioma da Caatinga, localizados principalmente no Norte do estado de Minas Gerais, os Caatingueiros são responsáveis por uma produção agrícola e cultural diversa. Contudo, é um povo bastante sofrido e castigado pela seca e falta de chuva.

2. Castanheiros

Os castanheiros levam esse nome devido a extração de castanhas na Floresta Amazônica brasileira. São povos descendentes de quilombolas e caboclos.

3. Indígenas

Os povos indígenas possuem mais de 300 etnias conhecidas no Brasil, possuindo uma heterogeneidade de características entre elas que irá variar de acordo com sua localização geográfica. São sociedades que estavam em território brasileiros antes da colonização portuguesa.

4. Pantaneiros

Trata-se de um povo caracterizado por serem residentes do Pantanal brasileiro há várias gerações, sendo originários de uma miscigenação de escravos, indígenas e colonizadores. É um povo que tem como prática cultural ligada a água ou a terra e conhecidos por exercer atividades relacionadas a plantações, barcos, pesca e agropecuária, como peões e vaqueiros.

5. Quilombolas

Os quilombolas são povos remanescentes dos antigos quilombos, local onde se abrigavam escravos refugiados. Essas comunidades estão distribuídas por todo território brasileiros, seja em comunidades rurais ou urbanas, sendo reconhecidas como símbolo de resistência ao trabalho escravo.

Esses povos citados acima são apenas alguns exemplos. Abaixo você terá uma lista com 23 povos tradicionais reconhecidos pelo estado.

Conheça outros povos e comunidades tradicionais no Brasil

Andirobeiras

Apanhadores de Sempre-vivas

Caiçaras

Catadores de Mangaba

Ciganos

Cipozeiros

Extrativistas

Faxinalenses

Fundo e Fecho de Pasto

Geraizeiros

Ilheus

Isqueiros

Morroquianos

Pantaneiros

Pescadores Artesanais

Piaçabeiros

Pomeranos

Povos de Terreiro

Quebradeiras de Coco Babaçu

Retireiros

Ribeirinhos

Seringueiros

Vazanteiros

Veredeiros

Fonte: Portal  R7

Créditos:

Lidiane Franqui

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UNIGRANDE (Centro Universitário da Grande Fortaleza), escreve artigos para os mais diversos veículos e nichos, em especial educação.