Seapa Goiás e Minagri Chile assinam Memorando de Entendimento
Parceria entre as instituições visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e o Ministério de Agricultura do Chile (Minagri), assinaram Memorando de Entendimento (MOU) nesta quinta-feira (03/10). A reunião, realizada na Embaixada do Chile no Brasil, em Brasília, teve como principal objetivo estabelecer colaboração entre os órgãos e instituições do Estado de Goiás e do Chile, relacionados ao Produtor Rural Familiar.
A parceria entre as instituições têm como propósito promover e fortalecer o desenvolvimento produtivo da agricultura de forma sustentável, inclusiva e resiliente. Com o objetivo de facilitar e garantir a implementação do Memorando de Entendimento, as partes estabelecerão um Grupo de Trabalho. Através do documento, os órgãos responsáveis visam cooperar com a comercialização e associatividade; cooperação técnica; pesquisa e desenvolvimento de tecnologias; e outras áreas de interesse mútuo.
O secretário da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, destacou a importância de iniciativas como a realizada com a Embaixada do Chile no Brasil, que fomenta o desenvolvimento da agricultura familiar. Na oportunidade, Pedro Leonardo destacou o papel fundamental que a agricultura familiar desempenha no Estado, uma vez que contribuem significativamente no desenvolvimento rural, econômico e social em Goiás.
“Estimativas indicam que, em Goiás, existem aproximadamente 152 mil propriedades rurais, sendo que, deste total, cerca de 90 mil são caracterizadas como de agricultura familiar. Pensando nisso, o Estado de Goiás tem atuado fortemente na elaboração de políticas públicas para o fortalecimento e competitividade desse segmento, buscando a inclusão produtiva desses proprietários”, enfatizou o titular da Seapa.
Caroline Fleury, secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, também ressaltou a importância de atuações voltadas para esse setor. “No Distrito Federal, por exemplo, vemos o quanto existe uma região produtiva, que serve como cinturão de desenvolvimento para o Estado. A região, além de se destacar na produção agro e industrial, tem apresentado potencial turístico muito grande, voltado para o turismo ecológico formado”, detalhou.
Participaram da reunião, representando a República do Chile, o Ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, o chefe da Divisão de Proteção de Recursos Naturais Renováveis, Alexis Zepeda, o Conselheiro do Chile no Brasil, Ricardo Moyano, e o Embaixador do Chile no Brasil, Sebastian Depolo.