Secretária Municipal de Educação atende convocação da Câmara Municipal e comparece à sessão ordinária

Na sessão ordinária desta terça-feira (08/08), Sizélia Abreu, Secretária Municipal de Educação, foi convidada a falar na Tribuna da Câmara Municipal de Formosa. Juntamente com sua equipe, a Secretária iniciou sua fala explicando sobre o piso de pagamento aos professores e o acordo realizado entre a prefeitura municipal e a categoria.

Secretária Municipal de Educação atende convocação da Câmara Municipal e comparece à sessão ordinária
A Secretária Municipal de Educação, Sizélia Abreu, foi convidada a falar na tribuna da Câmara Municipal de Formosa nesta terça-feira (08/08), em sessão ordinária/Foto: Prefeitura Municipal de Formosa

A Secretária Municipal de Educação, Sizélia Abreu, foi convidada a se pronunciar na tribuna da Câmara Municipal de Formosa, na terça-feira (08/08), para resposta às questões e aos anseios da população local, em sessão ordinária. Acompanhada de sua equipe, a Secretária iniciou seu pronunciamento abordando o tema do piso salarial dos professores, explicando sobre o acordo firmado entre a prefeitura e o magistério e como a administração pública tem se planejado para cumprir a lei de equalização.

Sizelia Abreu afirmou que acredita que até o fim deste ano, o edital do concurso público seja anunciado, o que irá auxiliar na resolução da questão do piso salarial, pois os gastos referentes às aulas de substituição, que são mais custosos, serão reduzidos.

Sobre o pagamento de 70% dos professores desta região rural, a Secretária explicou que este não é o problema que muitos apontam, pois corresponde a apenas 9% da folha de pagamento. Ela também enfatizou a dedicação dos professores, que saem de madrugada e retornam à noite para lecionar em escolas de áreas rurais, além de usarem seus próprios veículos para esses deslocamentos, o que causa mais gastos e dano nas peças, especialmente durante os períodos de chuva. A Secretária destacou a necessidade de se reconhecer esses esforços e horas a mais, a fim de evitar problemas já ocorrido na história de Formosa, como a falta de professores nas áreas rurais.

Na sequência, a Secretária apresentou uma longa lista de ações realizadas pela Secretaria de Educação, inclusive em parceria com outras secretarias, como Obras, para a reforma e manutenção em escolas e creches. Ao finalizar seu discurso, ela colocou-se à disposição para responder perguntas e atender pedidos, solicitações e sugestões. Diversos vereadores a elogiaram por seu trabalho e disposição em demonstrar empenho e transparência em seu serviço a Formosa.