Segunda Rodada do Programa Embaixada de Portas Abertas leva estudantes de Cristalina à Embaixada de Ruanda
A ação é uma parceria da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e a Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF)
Após sete meses de instalar a sede da embaixada no Brasil, Ruanda abriu fronteiras para que os estudantes da Escola Eduardo de Paiva Resende, de Cristalina, conhecessem um pouco mais sobre sua história e cultura, por meio do Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa). “É uma conexão que motiva os estudantes a quererem conhecer novos países e buscarem realizar sonhos, podendo, em breve, estar nesses países fisicamente”, destacou Paula Tredicci, Superintendente da Secretaria do Entorno do Distrito Federal.
A visita, ocorrida na última sexta-feira(25) foi promovida pela Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e pela responsávela pelo projeto Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF). O objetivo ampliar o acesso dos jovens do Entorno a diferentes culturas e tradições, proporcionando experiências internacionais sem sair do país. Essa é a segunda vez que alunos do Entorno participam do Pepa. Na primeira vez, estudantes de Planaltina tiveram a oportunidade de visitar a Embaixada da Malásia.
Durante toda a manhã, os alunos tiveram uma experiência de imersão na cultura da Ruanda, aprendendo sobre a história, costumes e curiosidades e ainda, se divertindo a partir de uma dinâmica preparada pela equipe da embaixada. A estudante Eduarda Gonçalves agradeceu a oportunidade, enquanto a diretora da escola Vanderlene Côrtes destacou os benefícios sócio-pedagógicos da visita.“A interação entre um país e o outro, entre um mundo de oportunidades e um mundo onde, muitas vezes, as oportunidades são escassas, criaram em nossos alunos uma chama de esperança para o futuro. Todos ficaram muito entusiasmados com o conhecimento obtido e com as troca de experiências. Essa é, sem dúvida, uma forma efetiva de incentivar e contribuir para o processo educativo, que nao pode parar “, explicou a diretora
O Secretário Executivo da Serinter-DF, Paulo Cesar Pagi Chaves, acredita que essa é mais uma oportunidade dos jovens do Entorno aprenderem e saberem que eles podem conquistar o mundo. “É uma forma desses estudantes saírem da sua zona de conforto e estudar um pouco mais, perseguir sonhos e alcançarem o que quiserem ser e estar onde quiserem estar. Estamos formando jovens com uma visão de mundo ampliada”, ressaltou o Secretário Executivo da Serinter-DF.
O Programa chamou atenção do Embaixador de Ruanda Lawrence Manzi, que elogiou os gestores de Goiás e do GDF pela iniciativa. “É incrível trazer os jovens para dentro das embaixadas para que conheçam outros países, façam conexões novas histórias, culturas e origens. É o primeiro visto que esses estudantes ganham em seus passaportes para que possam entender que estamos em um mundo globalizado e eles são nossos futuros líderes”, disse o embaixador.
Pepa no Entorno
A parceria do Governo do DF com Goiás, por meio do Pepa executado pela Serinter-DF, tem permitido que alunos da rede pública, a partir dos dez anos, conheçam embaixadas de diversos países. Segundo a Secretária do Entorno, Caroline Fleury, por meio do Pepa os estudantes poderão perceber o mundo como acessível e repleto de possibilidades. “O governador Ronaldo Caiado nos deu essa missão: cuidar da educação e do desenvolvimento do Entorno”, destacou Fleury.
Para o Secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, essa parceria reforça a integração entre o Entorno e o Distrito Federal, valorizando as potencialidades da região. "O Entorno tem muito a oferecer ao mundo, e o mundo muito a oferecer ao Entorno. Essa troca é fundamental para o futuro dos nossos jovens, que já estão construindo esse caminho internacional.
Secretaria do Entorno do DF | Governo de Goiás