Segundo caso de varíola dos macacos é confirmado em Planaltina-GO
Dados do último boletim informe monkeypox, foram divulgados na última quinta-feira (18), apontando a segunda contaminação pela varíola em Planaltina-Go.
Foi registrado o segundo caso de contaminação por varíola dos macacos no município de Planaltina-GO, conforme o que foi disponibilizado nos dados do último boletim informe monkeypox, que foi divulgado nesta última quinta-feira (18) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).
Diante dessa informação oficial, agora são dois casos confirmados da doença na cidade, além de cinco casos suspeitos, e um caso que já foi descartado pela Secretaria de Saúde.
Planaltina-GO é uma cidade goiana, que fica localizada no Entorno Norte do Distrito Federal, conhecida e chamada pejorativamente por muitos como Brasilinha.
Em Goiás, já são 136 casos confirmados, foram registrados últimas 24 horas quinze novos casos. Segundo relatório da SES-GO atualmente há 292 notificações suspeitas da varíola dos macacos no estado, sendo que 125 casos foram descartados e outros 4 prováveis, estes últimos estão sobre análise.
Até o presente momento não há óbitos registrados pela doença em Goiás. 97,7% dos casos confirmados da doença foram diagnósticados em pessoas do sexo masculino, ou seja, 122 casos. Os muncípios goianos com maior número de registros continua sendo a capital do Estado que já somam 107 casos confirmados e 132 casos suspeitos, seguido de Aparecida de Goiânia com 13 casos confirmados, 18 suspeitos e 16 casos descartados.
PREVENÇÃO DA VARÍOLA DOS MACACOS
Para a prevenção contra a varíola dos macacos faz-se necessária uma boa higienização das mãos, atitude que já virou hábito no cotidiano das pessoas, desde que iniciou-se a pandemia da Covid-19.
A população deve sempre levar em conta a necessidade de higienizar as mãos com água e sabão e na medida do possível utilizar álcool em gel.
Além disso, recomenda-se o uso de máscaras que é muito importante para que a prevenção seja feita da forma correta.