Segundo turno: forças de segurança intensificam atuação para garantir tranquilidade ao pleito
Polícia faz patrulhamento nas ruas e locais de votação; crimes eleitorais, como boca de urna, devem ser investigados
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), montou um esquema especial de atuação para este domingo (27/10), com objetivo de garantir a tranquilidade do pleito eleitoral nas cidades goianas onde há disputa de segundo turno. Serão mobilizados os efeitos das Polícias Civil, Militar, Penal e Científica, além do Corpo de Bombeiros.
"Como no primeiro turno, estamos focados em oferecer ao eleitor toda a segurança e tranquilidade para ir às urnas. Nossa missão é prevenir crimes e dar uma resposta rápida a eventuais problemas, como ocorrência de boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores", afirmou o secretário Renato Brum, ao lembrar que a expectativa é de clima ordeiro, como verificado na primeira etapa da corrida eleitoral.
Dentre ações previstas, destacam-se o policiamento ostensivo nas zonas eleitorais, a escolta das urnas eletrônicas, a prevenção e repressão de crimes eleitorais, o monitoramento de rodovias, além da garantia de segurança para candidatos e servidores da Justiça Eleitoral. A Polícia Civil também está em alerta para investigar possíveis crimes, com autuação dos envolvidos.
Ainda, o Corpo de Bombeiros está de prontidão para atender emergências médicas, acidentes, buscas e salvamentos. O trabalho será articulado por meio do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) da SSP-GO, em Goiânia, em parceria com a Polícias Federal e Rodoviária Federal. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), 1.668.326 eleitores são esperados para ir às urnas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.
Secretaria de Segurança Pública - Governo de Goiás