Serpes reforça tendência de vitória de Caiado no 1º turno

Cenário da eleição para o governo de Goiás se mantém estável na 5ª rodada da pesquisa, que mostra probabilidade de vitória do governador no dia 2 de outubro, com quase o triplo das intenções de voto do segundo colocado

Serpes reforça tendência de vitória de Caiado no 1º turno
Serpes reforça tendência de vitória de Caiado no 1º turno
Serpes reforça tendência de vitória de Caiado no 1º turno

Na quinta rodada da pesquisa Serpes, contratada pelo jornal O Popular e divulgada nesta sexta-feira (23), o governador e candidato à reeleição Ronaldo Caiado (União Brasil) aparece com 62% dos votos válidos e mantém a probabilidade de vitória já no dia 2 de outubro, 1º turno das eleições. Com liderança folgada perante os adversários, Caiado tem 50,8% das intenções de votos na pesquisa estimulada, que apresenta aos entrevistados uma cartela com os nomes dos candidatos que disputam o governo do Estado. 

Em segundo lugar, com 32,3 pontos a menos de Caiado, o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) recebeu 18,5% das intenções de votos. O deputado federal Major Hugo (PL) vem na terceira posição com 9,2%. 

O professor Wolmir Amado (PT) aparece com 2,4% das intenções de voto. A socióloga Cíntia Dias (PSOL), 0,5%; o empresário  Edigar Diniz (Novo) e o professor Reinaldo Pantaleão (UP), 0,2% cada um. A professora Helga Martins (PCB) e o historiador Vinicius Paixão (PCO) não pontuaram nesta quinta rodada. Os indecisos somam 12% dos entrevistados e 6,1% afirmam que vão votar branco ou nulo.

O quadro mais uma vez aparece estável para a eleição de governador na quinta rodada da pesquisa Serpes, o que aponta uma consolidação dos números para os últimos dias da eleição. Há uma semana, Ronaldo Caiado aparecia com 52,4% e, embora tenha oscilado dentro da margem de erro para 50,8% nesta semana, possui quase o triplo da intenção de votos do segundo colocado, alcançando 62% dos votos válidos. 

Mendanha e Vitor Hugo também oscilaram dentro da margem de erro. O candidato do Patriota passou de 16,2% para 18,5%, ficando com 22,6% dos votos válidos, e o Major foi de 6% para 9,2%, com 11,2% dos votos válidos. Wolmir Amado saiu de 2,2% para 2,4% das intenções de voto, somando 2,9% dos votos válidos.

A eleição será encerrada em 2 de outubro se um candidato conquistar 50% dos votos válidos mais um. O formato, excluindo brancos e nulos, é utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgação do resultado. 

A pesquisa Serpes entrevistou 801 eleitores, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 38 municípios de Goiás. A margem de erro máxima é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo GO-09662/2022.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem em quem vão votar antes de receber a cartela com os nomes que estão na disputa, Caiado aparece com 38% das intenções de voto. Mendanha é opção de voto para 14% dos entrevistados. E Vitor Hugo vem em terceiro, com 6,1%.

Ainda na espontânea, Wolmir Amado é lembrado por 1,4% dos entrevistados. Cíntia, Pantaleão, Edigar, Vinícius e Helga aparecem com meio ponto porcentual, cada um. Entrevistados indecisos somam 37,3% e os nulos ou abstenção, 3,1%.