Transporte no Entorno é pauta de reunião no Ministério das Cidades e no Senado

Estudo para subsídio da passagem e projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF) dominaram a pauta

Transporte no Entorno é pauta de reunião no Ministério das Cidades e no Senado
Estudo para subsídio da passagem e projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF) dominaram a pauta

Nesta quinta-feira (05/10) houve mais uma rodada de tratativas sobre o transporte público na região metropolitana do Entorno do Distrito Federal. No Ministério das Cidades, o encontro foi entre André Almeida Moraes, da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) da Pasta, Caroline Fleury, titular da secretaria do Entorno do DF (Sedfgo) e Lucas Vissotto,  presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).  “O Ministério das Cidades é o executor das obras do PAC  relacionadas ao transporte. Fechamos um canal de diálogo direto para agilizar ao máximo a parte burocrática”, disse Fleury. 

O presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, em companhia de Riumar dos Santos, Diretor de Planejamento da Agência, levantou questões como a forma de contratação e liberação dos recursos para as obras do BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF). Em resposta, o coordenador- geral de Instrumentos de Financiamento da Semob do Ministério, Marcell Alexandre Costa, detalhou sobre as etapas para a execução do projeto e sobre agentes envolvidos na captação de recursos.  “Foi uma reunião satisfatória. Já vamos antecipar os documentos necessários a partir desse diálogo”, ressaltou o presidente da Goinfra.

André Almeida antecipou que na terceira etapa de implantação do PAC será aberto um novo processo seletivo para estados e prefeituras inscreverem novos pleitos no programa. "Essa seleção, para projetos no Ministério das Cidades, se dará em dois eixos: infraestrutura de transportes e renovação de frotas de veículos", frisou.

Da Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG), participaram o superintendente da Região do Entorno do DF, Fernando de Melo e os gerentes da SGG  Maria de Fátima Abreu ( Políticas e Programas do Entorno do DF), Miguel Luna (de Projetos), Flávia Nascimento Mello (Políticas de Transporte do Entorno do DF)Sarah Castro (Assessora de Infraestrutura) Gabriel Nerys (Líder de Projeto). 

SUBSÍDIO DA TARIFA

 

No dia anterior,  na quarta-feira (04/10), a titular da Secretaria do Entorno do DF (Sedfgo), Caroline Fleury, esteve com Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S/A e com o senador Wilder Morais. A Infra S/A é a empresa, ligada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável por coordenar o estudo técnico financeiro para aplicação de posterior subsídio na tarifa interestadual do Entorno do DF. 

O senador Wilder Morais demonstrou total apoio à causa da população do Entorno e se comprometeu a  ajudar nas articulações. Jorge Bastos apresentou os detalhes ao senador e falou sobre o grupo de estudo que está sendo formado envolvendo os três entes - Governos do DF e de Goiás e a União.

No dia seguinte, quinta-feira (05/10), a equipe da Secretaria-Geral de Governo (SGG) de Goiás  se reuniu com a área técnica da Infra S/A para ajustar o Termo de Cooperação que dará respaldo ao grupo interinstitucional para estudo de impacto do subsídio da tarifa de transporte coletivo do Entorno.  

Comunicação Setorial - Secretaria do Entorno do DF