Valparaíso mantém mais de 25 mil empresas ativas e impulsiona economia do Entorno do DF
Mais uma vez, o município está no top 5 do Estado em número de empreendimentos ativos, ao lado de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Rio Verde.
Valparaíso de Goiás se destaca na Região Metropolitana do Entorno (RME) do Distrito Federal (DF) pelo total de 25.556 empresas ativas, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), consolidando-se como um dos principais pólos econômicos de Goiás. O município está em 5º lugar no topo do ranking do Estado em número de empreendimentos ativos, ao lado de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Rio Verde.
A consolidação do Entorno como região pujante, na visão da Secretária do Entorno do DF (SEDF-GO), Caroline Fleury, são reflexo dos esforços do Governo de Goiás em atrativos para investimento e desburocratização para abertura de empresas. “Quando falamos em desenvolvimento da Região, podemos comprová-las a partir de um crescimento contínuo não só de abertura, mas de manutenção das empresas na região. O que é resultado de investimento em capacitação, profissionalização e valorização dos moradores”, afirmou Fleury.
De Janeiro a Setembro
No acumulado do ano, entre janeiro e setembro de 2024, foram abertas 29.972 novas empresas em todo o estado, conforme contabiliza a Juceg. Em setembro, Goiás registrou 3.070 novos empreendimentos, sendo 98 deles com capital social superior a R$ 500 mil. Esse ritmo de crescimento reforça a expectativa de que o recorde histórico de 2023, com 33.847 novas empresas abertas, será superado ainda em 2024.
De acordo com o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, a instalação de novos negócios não apenas fortalece a economia, mas também gera empregos e eleva a renda local. Entre os setores que mais atraíram novos investidores no Entorno estão os serviços administrativos, o comércio varejista e o treinamento profissional.
Texto adaptado da Junta Comercial do Estado – Governo de Goiás