Videomonitoramento no Entorno: Licitação será concluída no início de 2025
Das nove cidades prioritárias, sete pertencem à Região do Entorno do Distrito Federal, reforçando a prioridade do Governo de Goiás para a segurança local.
A licitação para a instalação de 331 câmeras de videomonitoramento, parte do Programa Cidades Inteligentes do Governo de Goiás, em sete municípios da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, será concluída no primeiro trimestre de 2025. A informação foi confirmada pelo superintendente de Tecnologias Integradas da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Coronel Sebastião Nolasco. As cidades de Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Planaltina, Cidade Ocidental, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto receberão os equipamentos, que irão transmitir dados em tempo real para as forças de segurança.
A iniciativa atende a uma antiga demanda monitorada de perto pela Secretaria de Estado do Entorno (SEDF-GO). "Essa gestão marcou uma virada na segurança pública do Entorno, com redução nos índices de violência em vários tipos de crime. A instalação das câmeras de videomonitoramento consolida o compromisso do Governo de Goiás com a nossa região", afirmou a titular da SEDF-GO, Caroline Fleury.
Apos licitada, segue fase execução, prevista para ter início no primeiro semestre de 2025, o programa é coordenado pela Secretaria-Geral do Governo (SGG). Segundo o subsecretário de Cidades Inteligentes da SGG, Renato Lyra, as câmeras utilizarão tecnologia de reconhecimento facial para localizar pessoas desaparecidas ou procuradas pela Justiça, além de realizar a leitura automática de placas de veículos. "Por exemplo, se uma pessoa desaparece em Planaltina, a polícia poderá rastrear se ela foi vista por uma câmera em Formosa", explicou Lyra.
Caroline Fleury destacou que a instalação em cidades estratégicas do Entorno vai potencializar as operações de segurança e trazer mais tranquilidade para a região. "O Entorno é parte de Goiás e recebe a mesma atenção do governo. As cidades estarão integradas em um sistema único, com a mesma agilidade de quem está no centro do estado", reforçou.
Com o término da licitação previsto para este ano e a implementação das câmeras já no início de 2025, o governo espera trazer mais agilidade, eficiência e tecnologia para a segurança pública. “O conceito de cidades inteligentes é abrangente. Futuramente, outros órgãos públicos poderão acessar as imagens, contribuindo para a melhoria de diversos serviços”, concluiu Lyra.
Secretaria do Entorno de Goiás | Governo de Goiás