Zona rural de Niquelândia-GO fica ilhada após fortes chuvas
Zona rural foi mais afetada com a elevação do nível de cursos d’água.
Comunidades da zona rural de Niquelândia ficaram ilhadas depois das fortes chuvas que atingiram o município na quarta-feira (2). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a cidade recebeu 75 milímetros (mm) de precipitação em um único dia. Na quinta-feira (3), as chuvas foram mais brandas. A situação deve se estabilizar durante o fim de semana.
Em vídeos enviados à TV Anhanguera, moradores da zona rural próxima ao povoado do Muquém mostram o Rio Bagagem com um volume muito alto. “Essa foi a primeira chuva que deu e olha a situação do rio. O pessoal está ilhado”, relata um homem. Normalmente, no período de chuvas, a travessia do rio para que os moradores possam acessar Niquelândia é feita por uma balsa, que está inoperante. A ponte mais próxima do local fica a cerca de 20 quilômetros.
A população do Vão do Meloso também ficou ilhada. O Córrego do Marreco separa o povoado de Niquelândia. Entretanto, não existe uma ponte que liga os dois locais. No período de seca, é possível atravessar o córrego a pé ou com o carro. Entretanto, no período chuvoso a situação muda. Em novembro de 2021, os moradores do Vão do Meloso chegaram a construir uma gaiola, parecida com um teleférico, para atravessar o córrego no período chuvoso.
O titular da Secretaria de Viação e Obras, Rodolfo Braga, explica que tanto o Rio Bagagem, quanto o Córrego do Marreco costumam ter o volume aumentado de forma muito veloz. “Mesmo ainda chovendo, o nível da água já está baixando”, aponta. Mesmo assim, as duas comunidades continuam ilhadas e sem acesso a energia elétrica.
Fonte: O Popular